Bem-vindo ao VNP

Breve Histórico

Criado em 1978, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal (PNPA) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo forma mestres especialistas em Nutrição e Produção Animal. O Programa conta com 13 docentes (5 professores titulares, 4 professores associados e 4 professores doutores). Sediado na cidade de Pirassununga, SP, o PNPA conta com ampla e moderna infra-estrutura de pesquisa formada por um conjunto de 22 laboratórios, além de ter apoio de instalações e estruturas de pesquisa do Campus Administrativo da USP em Pirassununga, que totaliza 2.300 hectares.

Objetivos do Programa

Os objetivos gerais do PNPA são a formação de recursos humanos altamente capacitados para atuar e desenvolver atividades, nas áreas de Nutrição e Produção Animal, junto às instituições de pesquisa e ensino, bem como junto a empresas, sejam elas públicas ou privadas, visando ao atendimento, não somente de demandas regionais, mas também daquelas de alcance nacional.

Da mesma forma, são objetivos a geração e divulgação de conhecimento científico e tecnológico, de forma a impulsionar as atividades ligadas às cadeias e sistemas agroindustriais, especialmente aquelas relacionadas à produção de alimentos de origem animal, tais como a produção de carnes, leite e derivados, ovos, fibras e couros. Adicionalmente, busca-se a realização de projetos sobre temas relevantes e que possibilitem o desenvolvimento sustentável das cadeias de produção animal e o bem-estar animal, assim como trazer retornos e impactos científicos, tecnológicos e econômicos para a sociedade. São ainda objetivos do PNPA, a valorização da ética, criatividade e o espírito crítico do seu corpo docente e discente.

Valores

Os principais valores que norteiam a missão do PNPA são: valorização dos conhecimentos na área de nutrição e produção animal, integração entre pesquisa de alta qualidade e formação de recursos humanos, ética profissional e social, valorização do bem estar dos animais, sustentabilidade do desenvolvimento sócio-ambiental.